T
Processos do Diagnóstico Situacional
1.Indicadores de Evasão Escolar: Análise do perfil dos alunos que evadiram, períodos críticos, causas recorrentes e sugestões de retenção.
2.Qualidade das aulas e metodologias utilizadas: Avaliação da prática pedagógica, metodologias ativas empregadas, engajamento dos alunos e coerência com o Projeto Pedagógico do Curso.
3. Faltas por Turma e por Instrutor : Mapeamento de índices de ausência docente e discente, padrões de comportamento por turno ou curso, e impacto na continuidade das aulas.
4. Motivos de Cancelamentos de Matrículas: Levantamento das principais causas de desistência, cancelamentos precoces e relação com a experiência do aluno no atendimento, aula e ambiente institucional.
5. Reclamações de Alunos e Familiares: Análise qualitativa e quantitativa das reclamações registradas, frequência, áreas mais mencionadas e tempo de resposta/resolução.
6. Estrutura Física e Ambientes de Aprendizagem: Avaliação da infraestrutura das salas, laboratórios, recursos didáticos, acessibilidade e condições de segurança.
7. Ferramentas de Comunicação Institucional: Diagnóstico das ferramentas utilizadas (WhatsApp, portais, e-mails, redes sociais, etc.), sua efetividade e clareza na comunicação com alunos e responsáveis.